Projeto de Prevenção às Drogas da ASFUJEMA confirma parceria com a Secretaria de Segurança do Estado

Na tarde desta sexta-feira, 14, o Gestor de Relações Institucionais da Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão – ASFUJEMA, Sandro Barbosa, e o associado, Marcus Eduardo Pereira de Almeida, representando o presidente Carlindo Barros Chaves Filho, foram recebidos pelo Secretário de Segurança do Estado, Ilmo. Dr. Jefferson Portela, para apresentar o projeto de prevenção às drogas, voltado aos jovens alunos da rede pública de ensino do Estado, que será lançado na cidade de Balsas e posteriormente levado a outras cidades do interior e à Grande São Luís. Participou também da reunião, o coordenador da Área Oeste, do Programa Pacto pela Paz, do Governo do Estado, tenente Jorge Ferreira.

O objetivo do projeto é contribuir com o trabalho de prevenção das políticas de enfrentamento às drogas, que já é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP/MA, outros órgãos e instituições, e conta com um ciclo de palestras informativas que serão ministradas voluntariamente por autoridades no assunto, distribuição de cartilha, exposição de fotografias e outras ações.

Bastante receptivo ao projeto, o secretário Jefferson Portela, se colocou à disposição para apoiar e se fazer presente ao ciclo de palestras, e reconheceu que o projeto da ASFUJEMA é uma importante ferramenta de contribuição à sociedade no combate a um dos maiores flagelos da humanidade, lembrando ainda, que “não se pode desconsiderar os perigos que as drogas lícitas representam”, e destacou a importância da informação como instrumento de defesa. Para ele, “as bebidas alcoólicas e medicamentos podem ser caminho para o vício, o diálogo e o debate nos levam à compreensão sobre a questão das drogas e são essenciais para a superação dos problemas”, afirmou.

Para o secretário, a ação social da ASFUJEMA terá um grande resultado pela forma como está sendo estruturada, “com a reunião de parceiros em torno de um objetivo, pois o problema não é somente de setores isolados, da sociedade ou das famílias, ele é de natureza social e tem que ser tratado socialmente, a iniciativa da ASFUJEMA é louvável porque não sobrecarrega as instituições isoladamente e compartilha com a sociedade as alternativas de prevenção, isso nos aproxima da solução desejada”, destacou o secretário.