Recebidos na manhã desta quinta-feira, 20, pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM, Gilberto Câmara França Júnior, o presidente da Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão – ASFUJEMA, Carlindo Barros Chaves Filho, e o gestor de relações institucionais, Sandro Barbosa, apresentaram o projeto voltado à prevenção de drogas que pretende levar às cidades do interior do estado, com um ciclo de palestras e outras ações, sendo a primeira edição em Balsas no mês de maio. O projeto é intitulado, ‘Semeando Vidas: da infância para a vida toda, porque droga mata’, e já conta com o apoio de diversas instituições e órgãos do Estado.
Sandro Barbosa, Dr. Carlindo Barros Chaves Filho e o Dr. Gilberto Câmara França Júnior
O ciclo de palestras conta com adesão voluntária de autoridades no assunto por meio da parceria com órgãos e instituições, nas quais o presidente da AMPEM outorgou apoio à ASFUJEMA para, “através de alguns dos associados, participar ativamente, nos municípios em que o projeto for levado”. O presidente Gilberto Câmara, destacou ainda a relevância do projeto, especialmente por estar voltado ao público jovem e informou que também desenvolvem um trabalho institucional de prevenção. “O uso de droga é um problema mundial e é uma porta para a criminalidade, nós da AMPEM vamos apoiar o projeto e já nos comprometemos com a Associação dos Funcionários da Justiça para levar nossa experiência às palestras. O Ministério Público tem um projeto comandado pela promotora Cristiane Maia Lago, que é também coordenadora do ‘Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos’ e tem um foco na prevenção ao ingresso às drogas. O tema do projeto leva a um questionamento claro e objetivo sobre as escolhas certas que devemos fazer e pergunta quem escolhe o seu caminho: “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? ”, ele tem vários anos e teve início na capital, se estendeu para os municípios do estado e continua através dos colegas”, explicou o presidente Gilberto Câmara.
Para Carlindo Barros, o apoio dos parceiros é imprescindível para o sucesso do projeto da ASFUJEMA, ele acredita que o mesmo deva alcançar um número expressivo de jovens e diz que os efeitos esperados são otimistas e serão sentidos na família e na sociedade de cada lugar.
“Nós estamos bastante satisfeito com a receptividade dos apoiadores, e agradecemos por isso, acreditamos no potencial de inciativas como essa, por isso estamos trabalhando com a prevenção e a inclusão de políticas sociais nas ações da nossa associação, especialmente as que são realizadas junto aos jovens do nosso Estado”, afirmou.